TESOURINHOS DEPRIMENTES (2)

MAFALDA ANJOS É INTELECTUALMENTE POUCO SÉRIA E IGNORANTE

        A Dr.ª Anjos é das criaturas que volta não volta me dedica mimos e encómios no espaço cibernético, aos quais nunca respondi. Mas agora vai ter de ser. Referindo-se a afirmações que proferi na CNN sobre o regime político russo, publicou no seu mural de Twitter (https://x.com/manjos/status/1694816594919080085?s=48&t=uFhOe-BGv0ltc1k9O1vsHA) o seguinte: “O major general Carlos Branco disse há minutos, com enorme convicção, na antena da CNN que “a Rússia não é uma ditadura”. Estes conceitos de democracia são mesmo muito elásticos (para usar um eufemismo elegante).
        Passarei a explicar porque é que a Dr.ª Anjos é intelectualmente pouco séria e ignorante.
        Percebo muito bem a intenção de ter dito que eu disse que “a Rússia não é uma ditadura”. Recorrendo a um truque sujo, espera ter uma chusma de seguidores a dizer cobras e lagartos sobre mim. Por outras palavras, recorrendo a uma linguagem coloquial quis "enterrar-me a pasta"! Eu disse de facto o que ela disse e disse também outras coisas, que ela convenientemente omitiu. Eu também disse que “A Rússia é uma autocracia, é uma democracia Iliberal e expliquei o que é uma autocracia e como é que um autocrata (referindo-me a Putin) subverte o normal funcionamento das instituições. É desonesto omitir esta parte da intervenção, para não dizer outra coisa.
           Parece que em matéria de ciência política, a Dr.ª Anjos consegue ser ainda mais ignorante do que eu. Não sabe distinguir uma autocracia, uma democracia iliberal de uma ditadura. Para ela, não há diferenças entre o regime da Rússia e da Coreia do Norte. Não sou pago para lhe ensinar, mas ela que vá ao site da Varieties of Democracy https://v-dem.net/publications/democracy-reports/), uma das grandes referências académicas mundiais sobre regimes políticos (insuspeita de ser pró-russa) e veja o que lá está sobre os regimes políticos na Ucrânia e na Rússia. Pode ser que aprenda alguma coisa. A ignorância é a maior aliada da arrogância. Quando quiser aprender alguma coisa sobre o regime político da Ucrânia e da Rússia estarei à disposição para lhe ensinar. Pode ser que descubra, por exemplo, que existem muitas semelhanças entre as culturas políticas dos dois países, e que a Ucrânia não é nem foi a democracia liberal que ela, porventura, pensará que é. Pelo exposto, a Dr.ª Anjos perdeu uma boa oportunidade de estar calada evitando expor publicamente o seu desconhecimento e ignorância.

Comentários

CidadãoX disse…
A 24 de Fevereiro de 2022 tinha uma opinião 100% a favor da Ucrânia. Na minha concepção país que invade é o agressor e ponto. Com o passar do tempo e tentar compreender o outro lado comecei a aperceber-me que mesmo numa guerra destas há muitas áreas cinzentas. O acordo de Minsk foi letra morta, há de facto neo nazis a pressionar Zelenski há muita casca de banana na corte ucraniana. Em relação a Putin a minha opinião sobre ele data do calvário do submarino Kursk e a forma como deixou por orgulho morrer aqueles 200 homens na flor da vida. A Rússia não é uma democracia ateniense mas não é uma ditadura franquista ou salazarista. Morre gente em circunstâncias duvidosas, mas já morriam no tempo de Catarina ou de Pedro. O veneno no ouvido foi substituído por alvenarias mais fracas e por comida enriquecida por super alimentos radioativos mas os americanos também o vão ajudando a fazer quer no seu território quer fora dele. Hugo Chavez e outros líderes sul americanos desenvolveram cancros de forma muito rápida na altura. Claro que hoje em Portugal só a direita é que controla a comunicação social. Cofinas e Média Capital tudo isso está ao serviço de uma direita revanchista que em alguns casos ainda sonham com Luanda a capital do império africano e Lisboa capital de todo o império. A doutora Anjos é um sub produto dessa comunicação social tendenciosa que se limita a ser caixa de ressonância do ocidente civilizado porque o resto é selva como diz o patético Borradell. Depois constata-se que mesmo diretores de revistas do grupinho estão mal preparados e nem se dão ao trabalho de pesquisar limitando-se a emitir uns soundbites de tasca ou de prime times ao nível das três estarolas do croquete da CNN 😁
xanagol disse…
A senhora Anjos devia de ir voar...voar...voar... voooooaaaaaar!

Ao Major que não se canse de trazer à luz as verdades.
Abraço Major um homem Maior
António disse…
Já vai sendo tempo de responder de se responder à enormidade impertinente de tantos influenciadores que usando da ignorância natural das gentes comuns e dos adjetivos curriculares com que os média os apresentam se atrevem, sem contestação, a ofender o bom nome e a inteligência de quem vai iluminando a informação manipulada que a propaganda da guerra nos massacra todos os dias. Obrigado Sr General por responder como respondeu.

Mensagens populares