Na ausência de lideranças fortes quem se lixa é o mexilhão…bailarino


        Fomos surpreendidos no dia 5 de janeiro por uma notícia de um reputado órgão da comunicação social (OCS) nacional informando-nos que um militar português a prestar serviço na missão de observação da ONU, na Colômbia, iria ser repatriado por ter sido filmado a dançar com uma guerrilheira das Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (FARC), numa festa de passagem de ano.
        O(A) autor(a) da peça “esclarece-nos” ainda que "na base da decisão esteve a violação de uma "regra básica" nas missões da ONU: os observadores só podem participar em eventos onde estejam também as duas partes em conflito - e, no caso, não estavam presentes os representantes governamentais". Acompanhava a peça um vídeo da NTN24 dando uma visão profundamente parcial e enviesada dos acontecimentos.
        Este infeliz acontecimento levou-me a partilhar algumas reflexões:
        Em primeiro lugar – não é verdade que exista uma “regra básica” nas missões da ONU, em que observadores só podem participar em eventos onde estejam também representadas as duas partes do conflito (conforme o texto da notícia). E se existirem três partes em conflito já podiam?! Ou a “regra básica” só se aplica quando existem duas partes? A redação da notícia não só é feita de uma forma medíocre, como revela a profunda ignorância do(a) autor(a) sobre o modus operandi da ONU.
        O(A) autor(a) não sabe distinguir entre o que são ações no âmbito dos compromissos previstos nos acordos, com a finalidade de solucionar controvérsias e incidentes que possam surgir; e o tipo de relacionamento que os observadores devem ter com as fações, assuntos completamente diferentes. É fundamental que consigam criar empatia, sejam corteses, desenvolvam boas relações de trabalho e confiança com as fações para que elas colaborem e consigam cumprir a missão. Os observadores ficariam seguramente muito mal na fotografia se tivessem recusado o convite para confraternizarem na passagem de ano.
        Em segundo lugar - há segmentos das elites colombianas interessadas em fazer descarrilar o processo de paz. O vídeo inserido na notícia serve esse objetivo. O respeitável OCS alinhou na armadilha contribuindo para espalhar a trapaça. Com a elevada missão de informar enredou-se ingenuamente na querela política, e logo por azar da pior maneira divulgando a mensagem errada. Mais trabalhinho de casa tinha feito jeito.
        Em terceiro lugar – Ao exigir a repatriação dos militares (o chefe do militar português nomeou-o para representar os observadores no evento em causa), medida desproporcionada, a liderança da missão da ONU mostrou medo, soçobrou aos interesses dos que mais querem que a missão falhe. Mostrou fraqueza, pouca segurança e liderança fraca.
        Em quarto lugar - capacidade de liderança mostraram os dirigentes da FARC que puseram em sentido os seus acólitos locais que pretendiam retirar-se do mecanismo tripartido em solidariedade com os observadores afastados.
        Em quinto lugar – A história que conta o referido OCS repetiu-se em muitos outros lugares da Columbia. Ver, por exemplo a fotografia acima (https://www.facebook.com/RadioSuperPopayan1070AM/?fref=ts), em que um membro do Governo no mecanismo tripartido (à direita e de frente), e um polícia nacional que escolta os observadores (à esquerda e de costas) dançam alegremente com guerrilheiras das FARC (o grande crime cometido pelo militar português e pelos outros) e seus familiares. Para mim, estas imagens provam que se estão a dar os primeiros passos no sentido da reconciliação. Em vez de comentários patéticos e cretinos, seria bom ver-se o lado positivo dos acontecimentos. Dançam em vez de andarem aos tiros.

        Em sexto lugar – aguardo pela douta reação do Representante (Pouco) Especial do Secretário-Geral, e já agora pela do tal OCS de referência a estes desenvolvimentos. Na ausência de lideranças fortes quem se lixa é o mexilhão…bailarino.

Comentários

Mensagens populares